historia
Era Vargas
Resumo
A Era Vargas A cisão oligárquica entre MG e SP foi motivada pelo agravamento da crise do café e pela própria falta de consenso em torno da figura de Washington Luís, que sofria dentro de SP oposição do recém-criado PD (1926). A crise de 1929 comprometeu a exportação do café e a manutenção da […]
-
Ascensão ao poder e Governo Provisório
Assista esse vídeo com o Prof. Thaís Paz de História, sobre Ascensão ao poder e Governo Provisório pertencente ao módulo de Era Vargas e aprenda mais sobre o assunto.
-
Estado Novo: resistência, trabalhismo e industrialização
Assista esse vídeo com o Prof. Thaís Paz de História, sobre Estado Novo: resistência, trabalhismo e industrialização pertencente ao módulo de Era Vargas e aprenda mais sobre o assunto.
-
A polarização durante o Governo Constitucional
Assista esse vídeo com o Prof. Thaís Paz de História, sobre A polarização durante o Governo Constitucional pertencente ao módulo de Era Vargas e aprenda mais sobre o assunto.
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.
Brasil Colônia
-
A economia colonial: do Pau-Brasil a mineração
Assista esse vídeo com o Prof. Thaís Paz de História, sobre A economia colonial: do Pau-Brasil a mineração pertencente ao módulo de Brasil Colônia e aprenda mais sobre o assunto.
-
Exploração e resistência
Assista esse vídeo com o Prof. Thaís Paz de História, sobre Exploração e resistência pertencente ao módulo de Brasil Colônia e aprenda mais sobre o assunto.
-
A administração colonial: Capitanias Hereditárias e Governo Geral
Assista esse vídeo com o Prof. Thaís Paz de História, sobre A administração colonial: Capitanias Hereditárias e Governo Geral pertencente ao módulo de Brasil Colônia e aprenda mais sobre o assunto.
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.
Brasil Império
-
A Guerra do Paraguai e consequências
Assista esse vídeo com o Prof. Vicente Olsen de História, sobre A Guerra do Paraguai e consequências pertencente ao módulo de Brasil Império e aprenda mais sobre o assunto.
-
Independência e Formação do Estado brasileiro
Assista esse vídeo com o Prof. Vicente Olsen de História, sobre Independência e Formação do Estado brasileiro pertencente ao módulo de Brasil Império e aprenda mais sobre o assunto.
-
Trabalho: da escravidão ao salário
Assista esse vídeo com o Prof. Vicente Olsen de História, sobre Trabalho: da escravidão ao salário pertencente ao módulo de Brasil Império e aprenda mais sobre o assunto.
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.
Primeira República
Resumo
Movimentos rurais A contínua exclusão social e política de enormes parcelas da população brasileira (sobretudo no campo) e o desenvolvimento de novos atores sociais (operários, classes médias, burguesia) que passaram a questionar as regras políticas vigentes e a hegemonia das elites ligadas à cafeicultura acabaram estimulando variados ...
-
Revoltas e movimentos sociais no campo
Assista esse vídeo com o Prof. Mariano Junior de História, sobre Revoltas e movimentos sociais no campo pertencente ao módulo de Primeira República e aprenda mais sobre o assunto.
-
Revoltas e movimentos sociais na cidade
Assista esse vídeo com o Prof. Mariano Junior de História, sobre Revoltas e movimentos sociais na cidade pertencente ao módulo de Primeira República e aprenda mais sobre o assunto.
-
A economia agroexportadora e a industrialização
Assista esse vídeo com o Prof. Mariano Junior de História, sobre A economia agroexportadora e a industrialização pertencente ao módulo de Primeira República e aprenda mais sobre o assunto.
-
Coronelismo e voto de cabresto
Assista esse vídeo com o Prof. Mariano Junior de História, sobre Coronelismo e voto de cabresto pertencente ao módulo de Primeira República e aprenda mais sobre o assunto.
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.
Imperialismo e Guerras
Resumo
Período entre guerras (1919-1939) e Crise da bolsa de valores de Nova York (1929) 1. Introdução A Primeira Guerra acabou e quem principalmente sentiu foi a Europa, palco de todo o conflito. Só que, entre mortos e feridos, existia alguém que estava bem e esse alguém eram os Estados Unidos, praticamente fora do conflito, cresceu […]
-
Imperialismo e Neocolonialismo
Assista esse vídeo com o Prof. Vicente Olsen de História, sobre Imperialismo e Neocolonialismo pertencente ao módulo de Imperialismo e Guerras e aprenda mais sobre o assunto.
-
Primeira Guerra Mundial
Assista esse vídeo com o Prof. Vicente Olsen de História, sobre Primeira Guerra Mundial pertencente ao módulo de Imperialismo e Guerras e aprenda mais sobre o assunto.
-
Crise de 29 e Nazifascismo
Assista esse vídeo com o Prof. Vicente Olsen de História, sobre Crise de 29 e nazifascismo pertencente ao módulo de Imperialismo e Guerras e aprenda mais sobre o assunto.
-
Segunda Guerra Mundial
Assista esse vídeo com o Prof. Vicente Olsen de História, sobre Segunda Guerra Mundial pertencente ao módulo de Imperialismo e Guerras e aprenda mais sobre o assunto.
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.
O mundo pós-guerra
-
Guerra Fria: o mundo polarizado
Assista esse vídeo com o Prof. Mariano Junior de História, sobre Guerra Fria: o mundo polarizado pertencente ao módulo de O mundo pós-guerra e aprenda mais sobre o assunto.
-
A emancipação da África e da Ásia
Assista esse vídeo com o Prof. Mariano Junior de História, sobre A emancipação da África e da Ásia pertencente ao módulo de O mundo pós-guerra e aprenda mais sobre o assunto.
-
Movimentos sociais contemporâneos
Assista esse vídeo com o Prof. Mariano Junior de História, sobre Movimentos sociais contemporâneos pertencente ao módulo de O mundo pós-guerra e aprenda mais sobre o assunto.
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.
Questões de História
-
Questão 2 – Primeira República
A serraria construía ramais ferroviários que adentravam as grandes matas, onde grandes locomotivas com guindastes e correntes gigantescas de mais de 100 metros arrastavam, para as composições de trem, as toras que jaziam abatidas por equipes de trabalhadores que anteriormente passavam pelo local. Quando o guindaste arrastava as grandes toras em direção à composição de trem, os ervais nativos que existiam em meio às matas eram destruídos por este deslocamento.
MACHADO P. P. Lideranças do Contestado. Campinas: Unicamp.
2004 (adaptado).
No início do século XX, uma série de empreendimentos capitalistas chegou à região do meio-oeste de Santa Catarina – ferrovias, serrarias e projetos de colonização. Os impactos sociais gerados por esse processo estão na origem da chamada Guerra do Contestado. Entre tais impactos, encontrava-se
-
Questão 3 – Primeira República
As ruínas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural, dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos. Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de
-
Questão 4 – Primeira República
O coronelismo era fruto de alteração na relação de forças entre os proprietários rurais e o governo, e significava o fortalecimento do poder do Estado antes que o predomínio do coronel. Nessa concepção, o coronelismo é, então, um sistema político nacional, com base em barganhas entre o governo e os coronéis. O coronel tem o controle dos cargos públicos, desde o delegado de polícia ate a professora primária. O coronel hipoteca seu apoio ao governo, sobretudo na forma de voto.
CARVALHO, J. M. Pontos e bordados: escritos de história política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998 (adaptado).
No contexto da Primeira República no Brasil, as relações políticas descritas baseavam-se na
-
Questão 5 – Primeira República
Uma scena franco-brazileira: “franco” – pelo local e os personagens, o local que é Paris e os personagens que são pessoas do povo da grande capital; “brazileira” pelo que ahi se está bebendo: café do Brazil. O Lettreiro diz a verdade apregoando que esse é o melhor de todos os cafés. (Essa página foi desenhada especialmente para A Ilustração Brazileira pelo Sr. Tofani, desenhista do Je Sais Tout.)
A Ilustração Brazileira, n. 2, 15 jun. 1909 (adaptado).
A página do periódico do início do século XX documenta um importante elemento da cultura francesa, que é revelador do papel do Brasil na economia mundial, indicado no seguinte aspecto:
-
Questão 1 – Ditadura Militar
Batizado por Tancredo Neves de “Nova República”, o período que marca o reencontro do Brasil com os governos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos.
O álbum dos presidentes: a história vista pelo JB. Jornal do Brasil. 15 nov. 1989.
O período descrito apresenta continuidades e rupturas em relação à conjuntura histórica anterior. Uma dessas continuidades consistiu na
-
Questão 2 – Ditadura Militar
A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, “por baixo”, cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas.
Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).
A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é
-
Questão 3 – Ditadura Militar
A imagem foi publicada no jornal Correio da Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação com os direitos políticos existentes no período revela a
-
Questão 4 – Ditadura Militar
TEXTO l
O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado).
TEXTO II
Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.
FICO, C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).
Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:
-
Questão 5 – Ditadura Militar
No período de 1964 a 1985, a estratégia do Regime Militar abordada na charge foi caracterizada pela
-
Questão 1 – Era Vargas
A regulação das relações de trabalho compõe uma estrutura complexa, em que cada elemento se ajusta aos demais. A Justiça do Trabalho é apenas uma das peças dessa vasta engrenagem. A presença de representantes classistas na composição dos órgãos da Justiça do Trabalho é também resultante da montagem dessa regulação. O poder normativo também reflete essa característica. Instituída pela Constituição de 1934, a Justiça do Trabalho só vicejou no ambiente político do Estado Novo instaurado em 1937.
ROMITA, A. S. Justiça do Trabalho: produto do Estado Novo. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.
A criação da referida instituição estatal na conjuntura histórica abordada teve por objetivo
-
Questão 2 – Era Vargas
Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma circular secreta proibiu a concessão de vistos a “pessoas de origem semita”, inclusive turistas e negociantes, o que causou uma queda de da imigração judaica ao longo daquele ano. Entretanto, mesmo com as imposições da lei, muitos judeus continuaram entrando ilegalmente no país durante a guerra e as ameaças de deportação em massa nunca foram concretizadas, apesar da extradição de alguns indivíduos por sua militância política.
GRIMBERG, K. Nova língua interior: 500 anos de história dos judeus no Brasil. In: IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000 (adaptado).
Uma razão para a adoção da política de imigração mencionada no texto foi o (a)
-
Questão 3 – Era Vargas
Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo!
Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937. Apud OLIVEN, G. R. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis: Vozes, 1992.
O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à
-
Questão 4 – Era Vargas
A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de um órgão teoricamente imune à influência dos mandatários.
TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).
Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel:
-
Questão 5 – Era Vargas
Na imagem, da década de 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a
-
Questão 1 – Período entre guerras
Os sistemas políticos totalitários utilizaram-se da violência e tumultuaram os sonhos dos democratas durante o século XX. Formaram-se ditaduras que defendiam a intolerância contra os adversários e o reforço das tradições mais conservadoras. Na Espanha, por exemplo, o totalitarismo:
-
Questão 2 – Período entre guerras
O período entre as duas grandes guerras mundiais, de 1918 a 1939, caracterizou-se por uma intensa polarização ideológica e política. Assinale a alternativa que apresenta somente elementos vinculados a esse período:
-
Questão 3 – Período entre guerras
Nas primeiras sequências de O triunfo da vontade [filme alemão de 1935], Hitler chega de avião como um esperado Messias. O bimotor plaina sobre as nuvens que se abrem à medida que ele desce sobre a cidade. A propósito dessa cena, a cineasta escreveria: “O sol desapareceu atrás das nuvens. Mas quando o Führer chega, os raios de sol cortam o céu, o céu hitleriano”.
(Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.)
O texto mostra algumas características centrais do nazismo:
-
Questão 4 – Período entre guerras
Índice de preços e salários nos Estados Unidos
Analisando esses dados, conclui-se, corretamente, que a crise
-
Questão 5 – Período entre guerras
A depressão econômica gerada pela Crise de 1929 teve no presidente americano Franklin Roosevelt (1933 — 1945) um de seus vencedores. New Deal foi o nome dado à série de projetos federais implantados nos Estados Unidos para recuperar o país, a partir da intensificação da prática da intervenção e do planejamento estatal da economia. Juntamente com outros programas de ajuda social, o New Deal ajudou a minimizar os efeitos da depressão a partir de 1933. Esses projetos federais geraram milhões de empregos para os necessitados, embora parte da força de trabalho norte-americana continuasse desempregada em 1940. A entrada do país na Segunda Guerra Mundial, no entanto, provocou a queda das taxas de desemprego, e fez crescer radicalmente a produção industrial. No final da guerra, o desemprego tinha sido drasticamente reduzido.
EDSFORD, R. America’s response to the Great Depression. Blackwell Publishers, 2000 (tradução adaptada).
A partir do texto, conclui-se que
-
Questão 1 – Revolução Industrial
A Exposição de Paris de 1889 centrava-se na “Torre de Gustave Eiffel” com 300 m de altura, mais de 7.000 toneladas e mais de um milhão de rebites. Tinha duas longas galerias devotadas às Belas-Artes e às artes decorativas; por detrás ficava o imponente “Palácio das Máquinas”.
Adaptado de http://www.esec-josefa-obidos.rcts.pt
As exposições internacionais iniciaram-se em Londres, em 1851. A Torre Eiffel, um dos símbolos da cidade de Paris, foi erguida para a exposição de 1889, comemorativa do centenário da Revolução Francesa.
Durante a expansão capitalista europeia, no século XIX, essas exposições tiveram como principal objetivo ressaltar a importância da:
-
Questão 2 – Revolução Industrial
Fundição de cobre em Swansea, Gales, século XIX
A partir da segunda metade do século XVIII, as chaminés expelindo rolos de fumaça, como as da gravura, passaram a fazer parte da paisagem de algumas regiões inglesas, alterando o equilíbrio natural. Essas chaminés eram, na verdade, apenas parte mais visível da fábrica que alterou completamente a sociedade humana. Dentre as alterações econômicas e sociais advindas do fenômeno apresentado na gravura, pode-se destacar
-
Questão 3 – Revolução Industrial
“… Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes, …”
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Culturas, 1985.
A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:
I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.
II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.
III. Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.
Dentre essas afirmações, apenas
-
Questão 4 – Revolução Industrial
Podem ser apontadas como características da Revolução Industrial:
-
Questão 5 – Revolução Industrial
Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.