biologia
Ecologia
Resumo
Ecologia 1. Conceitos básicos a) Ecologia A ecologia estuda a vida na Terra, sua relação com o meio (fatores abióticos), e a relação dos seres vivos entre si (fatores bióticos). b) Ecossistema É a unidade básica do estudo da ecologia, correspondendo o conjunto de seres vivos de diferentes espécies (comunidade) interagindo entre si, e com […]
-
Conceitos básicos em ecologia
Assista esse vídeo com o Prof. Lorran Rocha de Biologia , sobre Conceitos básicos em ecologia pertencente ao módulo de Ecologia e aprenda mais sobre o assunto.
-
Impactos ambientais
Assista esse vídeo com o Prof. Lorran Rocha de Biologia , sobre Impactos Ambientais pertencente ao módulo de Ecologia e aprenda mais sobre o assunto.
-
Relações ecológicas
Assista esse vídeo com o Prof. Lorran Rocha de Biologia , sobre Relações Ecológicas pertencente ao módulo de Ecologia e aprenda mais sobre o assunto.
-
Ciclo da água, do carbono e do nitrogênio
Assista esse vídeo com o Prof. Lorran Rocha de Biologia , sobre Ciclo da água, do carbono e do nitrogênio pertencente ao módulo de Ecologia e aprenda mais sobre o assunto.
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.
Questões de Biologia
-
Questão 1 – Doenças
Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.
Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).
-
Questão 2 – Doenças
Investigadores das Universidades de Oxford e da Califórnia desenvolveram uma variedade de Aedes aegypti geneticamente modificada que é candidata para uso na busca de redução na transmissão do vírus da dengue. Nessa nova variedade de mosquito, as fêmeas não conseguem voar devido à interrupção do desenvolvimento do músculo das asas. A modificação genética introduzida é um gene dominante condicional, isso é, o gene tem expressão dominante (basta apenas uma cópia do alelo) e este só atua nas fêmeas.
FU, G. et al. Female-specific hightiess phenotype for mosquito control. PNAS 107 (10): 4550-4554, 2010.
Prevê-se, porém, que a utilização dessa variedade de Aedes aegypti demore ainda anos para ser implementada, pois há demanda de muitos estudos com relação ao impacto ambiental. A liberação de machos de Aedes aegypti dessa variedade geneticamente modificada reduziria o número de casos de dengue em uma determinada região porque
-
Questão 3 – Doenças
Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?
-
Questão 4 – Doenças
Suponha que uma doença desconhecida esteja dizimando um rebanho bovino de uma cidade e alguns veterinários tenham conseguido isolar o agente causador da doença, verificando que se trata de um ser unicelular e procarionte.
-
Questão 5 – Doenças
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. […] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.
Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 maio 2009 (adaptado).
-
Questão 1 – Evolução
Os progressos da medicina condicionaram a sobrevivência de número cada vez maior de indivíduos com constituições genéticas que só permitem o bem-estar quando seus efeitos são devidamente controlados através de drogas ou procedimentos terapêuticos. São exemplos os diabéticos e os hemofílicos, que só sobrevivem e levam vida relativamente normal ao receberem suplementação de insulina ou do fator VIII da coagulação sanguínea
SALZANO, M. Francisco. Ciência Hoje: SBPC: 21(125),1996.
Essas afirmações apontam para aspectos importantes que podem ser relacionados à evolução humana.
Pode-se afirmar que, nos termos do texto,
-
Questão 1 – Fisiologia
Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.
O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).
Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em
-
Questão 2 – Fisiologia
Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia de que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas. Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles.
O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém
-
Questão 3 – Fisiologia
As serpentes que habitam regiões de seca podem ficar em jejum por um longo período de tempo devido à escassez de alimento. Assim, a sobrevivência desses predadores está relacionada ao aproveitamento máximo dos nutrientes obtidos com a presa capturada. De acordo com essa situação, essas serpentes apresentam alterações morfológicas e fisiológicas, como a aumento das vilosidades intestinais e a intensificação da irrigação sanguínea na porção interna dessas estruturas.
A função do aumento das vilosidades intestinais para essas serpentes é maximizar o(a)
-
Questão 1 – Ecologia
A aplicação excessiva de fertilizantes nitrogenados na agricultura pode acarretar alterações no solo e na água pelo acúmulo de compostos nitrogenados, principalmente a forma mais oxidada, favorecendo a proliferação de algas e plantas aquáticas e alterando o ciclo do nitrogênio, representado no esquema. A espécie nitrogenada mais oxidada tem sua quantidade controlada por ação de microrganismos que promovem a reação de redução dessa espécie, no processo denominado desnitrificação.
O processo citado está representado na etapa.
-
Questão 2 – Ecologia
Um agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criação. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou os cachorros-do-mato da região. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no número de pássaros e roedores que passaram a atacar as lavouras. Nova campanha de extermínio e, logo depois da destruição dos pássaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos, destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas ficaram sem alimento.
Analisando o caso anterior, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por:
-
Questão 3 – Ecologia
Numa região originalmente ocupada por Mata Atlântica, havia, no passado, cinco espécies de pássaros de um mesmo gênero. Nos dias atuais, essa região se reduz a uma reserva de floresta primária, onde ainda ocorrem as cinco espécies, e a fragmentos de floresta degradada, onde só se encontram duas das cinco espécies.
O desaparecimento das três espécies nas regiões degradadas pode ser explicado pelo fato de que, nessas regiões, ocorreu
-
Questão 4 – Ecologia
O bicho-furão-dos-citros causa prejuízos anuais de US$ 50 milhões à citricultura brasileira, mas pode ser combatido eficazmente se um certo agrotóxico for aplicado à plantação no momento adequado. É possível determinar esse momento utilizando-se uma armadilha constituída de uma caixinha de papelão, contendo uma pastilha com o feromônio da fêmea e um adesivo para prender o macho. Verificando periodicamente a armadilha, percebe-se a época da chegada do inseto. Uma vantagem do uso dessas armadilhas, tanto do ponto de vista ambiental como econômico, seria
-
Questão 5 – Ecologia
Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).
A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de
-
Questão 4 – Fisiologia
A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano. No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionava-os em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguíneo permanecia vazio após esse processo (H – O).
-
Questão 5 – Fisiologia
A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.
Disponível em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).
-
Questão 1 – Genética
Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma – medido pelo número de pares de bases (pb) -, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela a seguir.
Espécie Nome comum
Tamanho estimado do genoma (pb)
Nº de proteínas descritas
Olyza sativa Arroz 5.000.000.000 224.181 Mus musculus Camundongo 3.454.200.000 249.081 Homo Sapiens Homem 3.400.000.000 459.114 Rattus novergicos Rato 2.900.000.000 109.077 Drosophila melanogaster Mosca-da-fruta 180.000.000 86.255 Internet: <www.cbs.dtu.dk> e <www.ncbi.nim.nih.gov>
De acordo com as informações do texto,
-
Questão 2 – Genética
Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.
Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado).
A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,
-
Questão 3 – Genética
Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.
Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram
-
Questão 4 – Genética
O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.
A característica de interesse será manifestada em decorrência
-
Questão 5 – Genética
Para a identificação de um rapaz vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas.
Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a)
-
Questão 2 – Evolução
O que têm em comum Noel Rosa, Castro Alves, Franz Kafka, Álvares de Azevedo, José de Alencar e Frédéric Chopin?
Todos eles morreram de tuberculose, doença que ao longo dos séculos fez mais de 100 milhões de vítimas. Aparentemente controlada durante algumas décadas, a tuberculose voltou a matar. O principal obstáculo para seu controle é o aumento do número de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos usados para combatê-la.
Esse aumento do número de linhagens resistentes se deve a: -
Questão 3 – Evolução
As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:
-
Questão 4 – Evolução
Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos.
Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que:
-
Questão 5 – Evolução
Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação).
Essa especiação não ocorre devido ao(a):
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.
Fisiologia Humana
-
Doenças respiratórias, cardiovasculares, digestivas e urológicas
Assista esse vídeo com o Prof. Nathiel Silva de Biologia , sobre Doenças respiratórias, cardiovasculares, digestivas e urológicas pertencente ao módulo de Fisiologia humana e aprenda mais sobre o assunto.
-
Imunização artificial (vacinas e soros)
Assista esse vídeo com o Prof. Nathiel Silva de Biologia , sobre Imunização artificial (vacinas e soros) pertencente ao módulo de Fisiologia humana e aprenda mais sobre o assunto.
-
Fisiologia do Sistema Nervoso e Sistema Endócrino
Assista esse vídeo com o Prof. Nathiel Silva de Biologia , sobre Fisiologia do Sistema Nervoso e Sistema Endócrino pertencente ao módulo de Fisiologia humana e aprenda mais sobre o assunto.
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.
Biotecnologia
-
Transgenia
Assista esse vídeo com o Prof. Nathiel Silva de Biologia , sobre Transgenia pertencente ao módulo de Biotecnologia e aprenda mais sobre o assunto.
-
Células-tronco e bioética
Assista esse vídeo com o Prof. Nathiel Silva de Biologia , sobre Células-tronco e bioética pertencente ao módulo de Biotecnologia e aprenda mais sobre o assunto.
-
DNA Fingerprint
Assista esse vídeo com o Prof. Nathiel Silva de Biologia , sobre DNA Fingerprint pertencente ao módulo de Biotecnologia e aprenda mais sobre o assunto.
-
Clonagem
Assista esse vídeo com o Prof. Nathiel Silva de Biologia , sobre Clonagem pertencente ao módulo de Biotecnologia e aprenda mais sobre o assunto.
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.
Microbiologia e doenças associadas
Resumo
Vírus e bactérias 1. Caracterização dos vírus Os vírus são visíveis na microscopia eletrônica, e constituídos basicamente de um capsídio de natureza proteica e ácido nucleico (DNA ou RNA). São estruturas acelulares que atuam como parasitas obrigatórios de células vivas, utilizando seu equipamento bioquímico. 1.1. Algumas Viroses a) AIDS ...
-
Viroses
Assista esse vídeo com o Prof. Davis Posso de Biologia, sobre Viroses pertencente ao módulo de Microbiologia e doenças associadas e aprenda mais sobre o assunto.
-
Bacterioses
Assista esse vídeo com o Prof. Davis Posso de Biologia, sobre Bacterioses pertencente ao módulo de Microbiologia e doenças associadas e aprenda mais sobre o assunto.
-
Protozooses
Assista esse vídeo com o Prof. Davis Posso de Biologia, sobre Protozooses pertencente ao módulo de Microbiologia e doenças associadas e aprenda mais sobre o assunto.
-
Verminoses
Assista esse vídeo com o Prof. Davis Posso de Biologia, sobre Verminoses pertencente ao módulo de Microbiologia e doenças associadas e aprenda mais sobre o assunto.
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.
Genética e evolução
Resumo
Genética 1. Conceitos básicos a) Gene Considerado como a pequena unidade física da hereditariedade, é uma região do DNA responsável pelas informações que resultam na transcrição, podendo dar origem a uma cadeia polipeptídica. b) Genoma Todos os genes de um organismo. c) Alelos São as diferentes formas de expressão de um gene. d) Cromossomos ...
-
Teorias Evolucionistas e Mutacionismo
Assista esse vídeo com a Prof. Fernanda Freire de Biologia, sobre Teorias Evolucionistas e Mutacionismo pertencente ao módulo de Genética e Evolução e aprenda mais sobre o assunto.
-
Origem da vida
Assista esse vídeo com a Prof. Fernanda Freire de Biologia, sobre Origem da Vida pertencente ao módulo de Genética e Evolução e aprenda mais sobre o assunto.
-
Evolução Humana e Taxonomia
Assista esse vídeo com a Prof. Fernanda Freire de Biologia, sobre Evolução Humana e Taxonomia pertencente ao módulo de Genética e Evolução e aprenda mais sobre o assunto.
-
Conceitos básicos de Genética
Assista esse vídeo com a Prof. Fernanda Freire de Biologia, sobre Conceitos básicos de Genética pertencente ao módulo de Genética e Evolução e aprenda mais sobre o assunto.
-
Genética Mendeliana e não-mendeliana
Assista esse vídeo com a Prof. Fernanda Freire de Biologia, sobre Genética Mendeliana e não-mendeliana pertencente ao módulo de Genética e Evolução e aprenda mais sobre o assunto.
Questões
Agora que você já assistou aos vídeos e leu o resumo do módulo, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que preparamos. Relaxa, se tiver alguma dúvida ou errar a resposta, assista ao vídeo de resolução de questão.